segunda-feira, 19 de abril de 2010


A Parábola do Trigo e do Joio
Resumo dos acontecimentos do Éden à vinda do Messias
Jesus fez um uma narrativa a respeito de Seu futuro reino, na forma de uma parábola, dizendo aquilo que ficou conhecido como a parábola do Trigo e Joio e está registrada no (NT) em Mt. 13: 24- 30.
É interessante o que vamos observar. Os discípulos não compreenderam esta narrativa de Jesus, até que Ele próprio expôs o significado. Todos os símbolos aqui apresentados são explicados em detalhes, mais à frente, dentro do mesmo capítulo. Antes disso, porém, convido a refletirmos sobre aspectos, aqui neste texto, que facilitarão explorar o assunto.
Reino dos céus: Jesus fala do reino dos céus, o mesmo que os discípulos anunciavam.
Homem que semeia: Aquele que sai lançando a semente boa.
No seu campo: A semente é lançada dentro do campo pertencente a este homem. O inimigo: O qual, aproveitando-se do sono dos servos, vem e semeia o joio. Servos: Aqueles que trabalham no campo e que querem arrancar a má semente, que não foi plantada com o trigo. Ceifa: Não autorizados a arrancar o joio até o tempo da colheita, os ceifeiros são instruídos a esperar. Ceifados: Primeiro o joio. Somente depois o trigo é levado ao celeiro.
Agora então estamos prontos para considerar a explicação de Jesus sobre esta parábola, que lemos em Mt. 13: 36- 43.
Analisaremos juntos, a seguir, a explicação sobre esta parábola expressa pelo Senhor.
O semeador da boa semente: É o Filho do Homem, que veio para semear o evangelho do reino.
O campo: O campo é o mundo em que vivemos.
A boa semente: O trigo, ou seja, os filhos deste reino anunciado por Jesus.
O joio: São os filhos do maligno, que vivem neste mundo, mas que desobedecem a Deus.
O inimigo: O diabo, que semeou o joio no mundo e retirou-se, contaminando o campo.
Ceifa: O fim do mundo.
Ceifeiros: São os anjos.
Preste bastante atenção nos versos 40 e 41 e responda:
 Jesus manda os ceifeiros a este mundo para colher o que, a fim de serem destruídos?
Resposta: o joio, ou seja, os filhos do maligno.
 De onde os anjos colhem a má semente, os filhos do maligno?
Resposta: do Seu reino, ou seja, do Seu campo. Onde plantou a boa semente, os filhos do reino.
 Onde os justos resplandecem?
Resposta: Neste reino. Neste campo. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
 Que planta não foi plantada por Deus? Que planta será arrancada?
Resposta: O joio não é planta de Deus e não pode permanecer no campo de Jesus. Lembre-se que os servos disseram: "Não semeaste tu no TEU CAMPO boa semente?"
"Ele, porém, respondendo, disse: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada." (Mt. 15:13)
Aqui novamente Jesus fala da planta não plantada por Deus, e o fim trágico do joio.
"Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a descendência dos ímpios será desarraigada. Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre." (Sl. 37: 28,29)
DUPLA FUNÇÃO DOS ANJOS
Os anjos de Deus, ceifeiros do Reino, desempenham importante ação na volta de Jesus. Nos fala desta tarefa a ser executada pelos anjos. Acompanhe o que dizem os versos de Mt. 13:41, 47- 50.
Os anjos de Deus farão separação entre os justos e maus, ao destruírem do reino de Jesus, os que causam escândalo e cometem iniqüidade. Leia os textos: Mt. 24: 27, 28; Lc. 17: 37.
Jesus faz alusão aos anjos, como sendo águias numa atividade de extermínio e limpeza do mundo, ao mesmo tempo em que separam a boa semente, ou os filhos do reino.
LEVADO E DEIXADO: Quem?
Na vinda de Jesus, quem será levado e quem será deixado? Jesus nos responde!! Leia Mt. 24: 35- 44
No texto acima Jesus explana como acontecerá na Sua vinda. O que parece fácil, mas merece uma atenção especial a alguns detalhes. Vejamos:
Dia e hora: Ninguém sabe, exceto Deus. Alguns se aventuram ainda hoje contra o que disse Jesus, tentando fazer previsões.
A vinda: Será como foi nos dias de Noé (com relação ao modo de vida das pessoas)
Não perceberam: Os ímpios comiam, bebiam, casavam e estavam despercebidos.
Os levou a todos: O dilúvio levou os maus homens; levou-os à destruição.
Quem será levado? Assim também será a vinda do Filho do Homem; da mesma forma como foram levados os que estavam despercebidos, serão levados os ímpios.
Dois no campo: Quem será levado? O que estiver salvo? Não! Mas sim o que estiver despercebido, pois assim ocorreu no dilúvio.
Duas no moinho: Será levada a ímpia, e será deixada a mulher justa.
É necessário estar preparado!
ESTAR COM JESUS
Alguns textos da Bíblia são mal interpretados. Há tentativas de dar idéia de que Jesus teria feito promessas diferentes aos salvos. Leia em Jo. 7: 32- 36.
Analise junto comigo o texto abaixo:
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou não podeis vós ir. Diziam, pois, os judeus: Porventura, quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vós ir? E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo." (Jo 8: 21- 23)
Observe que os judeus de Seus dias não sabiam para onde ia Jesus. Pensavam que iria, quem sabe, para os gregos, por isso se questionavam para onde iria o Senhor, de forma que não poderiam seguí-Lo.
Jesus diz que eles são de baixo, e que Ele é de cima.
"Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, e, como tinha dito aos judeus: para onde eu vou não podeis vós ir, eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo, enquanto me não tiveres negado três vezes."
Mas, neste texto acima escrito em João 13: 33-38, com quem Jesus falava?
Você acertou! Com seus discípulos.
Da mesma forma que tinha dito aos judeus que não criam. Agora Jesus se dirige a seus discípulos, dizendo que para onde Ele ia, os discípulos também não poderiam segui-lo. Alguém poderia dizer: "Sim, mas não o seguiriam naquele momento!", e isso é certo.
Sabia Pedro para onde Jesus iria? Não! O que Pedro queria então?
Seguir a Jesus: Os discípulos queriam seguir a Jesus, não obstante o fato de não saberem para onde iriam. Isso é importante na compreensão do assunto, pois aqui não estava em questão o destino Dele, mas a companhia de Seus seguidores, que não queriam a separação. Jesus disse: "depois me seguirás".
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também." (Jo 14: 1- 3)
Uma vez estudado o contexto, fica mais fácil entender o texto.
Os discípulos estavam preocupados porque Jesus dizia que iria deixá-los. Eles já estavam acostumados com a companhia do Mestre. Jesus (conforta-os dizendo que na casa do Pai havia muitas moradas. Que Ele voltaria e os levaria para Si mesmo, para que estivessem juntos novamente. Os discípulos estavam desejosos de andar sempre com Jesus. No futuro, será tempo disso, conforme a profecia assegura:
"E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu Pai. E ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas e como a voz de um grande trovão; e uma voz de harpistas, que tocavam com a sua harpa. E cantavam um como cântico novo diante do trono e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. (Ap. 14: 1- 5)
Sim, assim estarão os discípulos, a quem Jesus confortou. Novamente com o Mestre; novamente seguindo ao amado Rei, onde quer que Ele estiver, no futuro domínio de justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário