quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A AUTORIDADE DA PREGAÇÃO



O Pregador, pela natureza do seu trabalho, precisa saber quem lhe dá autoridade para se apresentar ao público e introduzir reformas sociais, chamar o povo ao arrependimento, organizar igrejas e efetuar completa transformação religiosa, social, econômica e até política.

Qualquer homem que assumir tão grande responsabilidade deseja contar com apoio da autoridade final ou última, à qual recorrer. Ultimamente há tendência de rejeitar-se toda a autoridade externa. O espírito científico critico tem levado os homens a examinar tudo, analisar, pesar e medir todas as coisas, rejeitando o que não se submete a esse processo.

A Autoridade de reis e imperadores tem decaído no pensamento da humanidade com esse movimento critico. Esse espírito é desrespeitador. Até a própria Palavra de Deus tem sido submetida ao exame dos altos críticos. Esse movimento iconoclasta tem derrubado muitas tradições antigas. Mas a Palavra de Deus tem permanecido firme e inabalável.
A Bíblia resiste as provas mais severas e a Palavra Divina que veio aos profetas e apóstolos é a nossa Autoridade final hoje como sempre. Ela é uma Autoridade externa, mas também interna.

A Autoridade de Deus revelada na sua Palavra concorda com a Autoridade intima da consciência humana. A Suprema Autoridade está em Deus e se acha em perfeito acordo com a luz Divina revelada na consciência.
Deus impõe Autoridade arbitraria ás suas criaturas. Mas sua Vontade está em harmonia com a consciência da criatura.

Como a agulha de compasso aponta para o magnetismo do pólo norte, assim a consciência da criatura indica a vontade do criador. A sede final da Autoridade é a vontade e a vontade de Deus revelada na consciência regenerada dos seus servos.

Um missionário que foi chamado ás autoridades civis do Rio de Janeiro, há alguns anos, e de quem recebeu ordem de não pregar em certo lugar, Respondeu que não podia cumprir semelhante ordem, porque havia recebido ordem superior. Sendo obrigado a dizer a ordem que tinha, ele leu ´´Ide, ensinai todas as nações`` (Mt 28: 19,20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário