sábado, 1 de outubro de 2011

O CAMINHO DA FELICIDADE

MATEUS CAP. 5. 1-3
"Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus."

A prática do sermão da montanha é contra cultural. É como viajar por esse mundo na contramão, no contra fluxo, na contra-maré, na contra-tendência de tudo. Mas, o sermão do monte anuncia o caminho para a felicidade.

Mas, como encontramos essa felicidade? Jesus começa dizendo que se você deseja ser feliz, então, ouça essa mensagem: Felizes os pobres de espírito. A palavra aqui “ptochos” apresenta a imagem mental de um mendigo abaixado ao chão procurando um donativo. Jesus está dizendo: bem aventurados os que estão cônscios de necessidade da graça.

Felizes são os que dependem totalmente. Afinal de contas, ser humilde de espírito é ser consciente de sua indignidade. É admitir sua necessidade espiritual. Felizes são as pessoas que possuem humildade sincera. C. S. Lewis afirmou: “Um homem nunca é tão orgulhoso como quando adota conscientemente uma atitude de humildade”.

Para Blaise Pascal "a falsa humildade é puro orgulho." Santo Agostinho pontuou dizendo que "simular humildade é ser soberbo. O orgulho não é grandeza, mas inchaço e o que está inchado parece grande, mas não é sadio”. O quanto sou orgulhoso? Resposta: quanto me desagrada ver o outro me desprezar, me tratar como escoria? Quando você não se sente ofendido por causa de um ataque, uma critica, uma agressão ou coisa assim – significa que você está crescendo em humildade e está a caminho da felicidade.


"Quem fica na ponta dos pés, tem pouca firmeza."


Romanos 12.3
"Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um."


Fonte
Extraído do livro "O Eclesiastes" do pastor JB Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário