segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pastor Elson - Conhecendo a Biblia



DIVISÃO DA BÍBLIA E SEU SIGNIFICADO EM CRISTO

A Bíblia se compõe de 2 partes, mas Jesus Cristo é o tema Central da Bíblia: O Antigo testamento, escrito pela comunidade hebraica em hebraico e aramaico e o Novo testamento, escrito pelos discípulos de Cristo, ao longo do séc.1 d.C. Testamento significa aliança, pacto ou acordo, celebrado entre Deus e os judeus, no antigo pacto e no novo pacto, entre Deus e os cristãos.

Duas Estruturas ou dois Testamentos (Grego diayhkh diatheke = aliança ou concerto).
Com 66 Livros; sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
Em período de 1600 anos.
Escrita por 40 escritores sendo um só o autor.
Traduzida para 240 dialetos, 739 idiomas, 1.280 línguas com 3000 traduções

DIVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO:

PREPARAÇÃO - ORDEM NUMÉRICA DESCRITA-NÃO CRONOLOGIA

A - PENTATEUCO - (05 LIVROS): FUNDAMENTO DA CHEGADA DE CRISTO:
1° - Gênesis (Gn.)- Significa “ORIGEM” - Do pecado; Jesus, o Descendente da mulher - Autor Moisés, em 1450-140 a.C.- Fala do pecado, da Doutrina de Deus, da civilização, das nações, de Israel, da origem do homem e da redenção prometida.

2° - Êxodo (Ex.)- Significa ”SAIDA” - Libertação/Promessa; Jesus, o Cordeiro Pascal-Autor é Moisés, em 1450-1410 a.C-Fala da libertação do Egito, a entrega da Lei, a Revelação de Deus (no Maná, nos 10 mandamentos e no Tabernáculo).

3° - Levítico (Lv.)- Significa ”LEIS”- Fala da exigência para comunhão e o tema é Jesus, o Sacrifício Expiatório- Autor é Moisés, em 1450-1410 a.C.- Fala sobre a santidade de Deus, revela o pecado e a provisão de acesso a Deus.

4° - Números (Nm.)- Significa ”NO DESERTO” – Fala da Fé x Promessas e o tema é Jesus, a Rocha Ferida - Autor Moisés, em 1450 -1410 a.C. – Fala da peregrinação do povo rumo à terra prometida, lembrando a seriedade do pecado.

5° - Deuteronômio (Dt.)-Significa ”2ª. LEI” – Fala do Governo de Deus e o tema é Jesus, o Profeta. Autor é Moisés, em 1410 a.C. – Fala da constituição da teocracia de Israel, aborda sobre as bênçãos e maldições, os 10 mandamentos e os falsos profetas.

B – POESIA - (05 LIVROS) ANELO PELA CHEGADA DE CRISTO:
18° - Jó (Jó) - Significa ”PERSEGUIDO” – Fala da Soberania x Necessidade. Tema é Jesus, o Redentor Vivo. Autor e data incertos, talvez 1.500 a.C. Fala do motivo do sofrimento dos justos, declarando a soberania e propósitos divinos
.
19° - Salmos (SI.) – Significa ”LOUVOR” – Tema é Jesus,o Socorro e Alegria. - Vários autores, 73 de Davi, 2 de Salomão, 12 dos filhos de Coré, 12 de Asafe, 01 de Hemã, 01 de Etã e 01 de Moisés, durante o tempo de Davi a Salomão (10. Séc. a.C).

20° - Provérbios (Pv.) – Significa “COMPARAÇÕES” – Fala de Ensinamentos humanos. O tema é Jesus, a Sabedoria Divina. Autores: Salomão e outros. (Agur escreveu 30 e Lamuel escreveu 31. Fala de ensinos específicos de relacionamentos humanos.

21° - Eclesiastes (Ec.) – Significa ”PREGADOR” - Fala para a Assembléia. O tema é Jesus, Alvo Verdadeiro. Autor é Salomão, em 935 a.C. Fala da rotina da vida, da compreensão que ela é dom divino e de que devemos viver, obedecendo a Deus.

22° - Cantares (Ct.) – Significa ”CANÇÃO” – Fala de Jesus, Nosso Amado;Autor é Salomão em 965 a.C. Fala e reflete no romance entre Salomão e a Sunamita, num diálogo sobre o Rei, que ganha seu coração, qual Jesus e a sua Igreja.

C) HISTÓRIA (12 LIVROS): PREPARAÇÃO PARA A CHEGADA DE CRISTO:
6° - Josué (Js.) – Significa ”JAVE E SALVAÇÃO” - Fala de Fidelidade e Herança. O tema é Jesus, o Capitão dos Exércitos do Senhor. Autor é Josué, com escritos de Eleazar profeta ou seu filho em 14001370 a.C. Fala da fidelidade divina em conceder Canaã a Israel, a importância da Lei e da Santidade de Deus ao julgar os pecados dos cananeus.

7° - Juízes (Jz.) – Significa ”GOVERNANTE” – Fala de Obediência e da Paz. O tema é Jesus, Libertador. Autor anônimo, talvez Samuel após a morte de Sansão, em 1050-1000 a.C. Fala da conquista da palestina, monarquia, fidelidade e perdão de Deus.

8° - Rute (Rt.) – Significa ”AMIZADE”- Fala de fé para todas as pessoas. O tema é Jesus, o Parente Divino. Autor desconhecido, talvez Samuel, em 1000 a.C. Fala de fidelidade em meio à idolatria e infidelidade, soberania e cuidado de Deus (Resgatador).

9° - Samuel (ISm.) – Tematiza o “CHAMADO AO AVIVAMENTO” – Fala de Pecado x Santidade. Autor – I é Samuel e outros, em 930 a.C., em diante. Fala sobre Samuel, Saul e Davi e os efeitos do pecado e santidade no povo e líderes.

10° - II Samuel (2 Sm.) – Tematiza a “ASCENSÃO/QUEDA” Na Bíblia hebraica é a segunda parte de I Samuel. Fala da morte de Saul e aliança com Davi.

11° - Reis (I Rs.) – Tematiza a “HISTÓRIA DO REINO S DE JUDÁ E ISRAEL” desde Salomão ao – 1 Cativeiro Babilônico – Fala de Fidelidade x Sabedoria. Autor desconhecido talvez Jeremias, em 550 a.C., valendo-se de fontes históricas. Descreve o templo até Elias.

12° - II Reis (2 Rs.) – Tematiza o “DECLÍNIO/CATIVEIR O”- Na Bíblia hebraica, é parte de I Reis. – 2 Descreve o cativeiro babilônico até Eliseu.

13° - I Crônicas (I Cr.) - Significa ”NEGÓCIOS” – Fala de Aliança, oração de louvor e genealogia. Autor é Esdras em 450-425 a.C. Em Reis e Crônicas, Jesus é o Rei Prometido. Declara aliança, oração e louvor de Davi. (Herança, bênção e pacto).

14° - II Crônicas (II Cr.) – Fala de CATIVEIRO/TEMPLO. Na Bíblia Hebraica é parte do I Crônicas. Fala -2 de Salomão a Zedequias e a permissão para construir o Templo. Inclui a oração de Salomão pedindo sabedoria, até a duração do Cativeiro.

15° - Esdras (Ed.) – Significa ”AJUDA” - Esdras era sacerdote e escriba que trabalhou com Neemias na volta do povo de Israel da Babilônia e na restauração do culto a Javé na Terra Prometida.Fala do cumprimento das promessas de restauração. O Autor é Esdras, em 456-444 a.C. Primeiro voltaram 50.000 pessoas com Artaxerxes e depois com Esdras.

16° - Neemias (Ne) – Significa ”JAVE CONFORTA” – Fala de Restauração.Completa história de restauração do povo que voltou da Babilônia, sob a liderança de Esdras: marca início das 07 semanas de Daniel. Autor é Neemias, 445-425 a.C.

17° - Ester (Et) – Significa ”ESTRELA” – Fala da Soberania x Providência.Jesus é o Advogado.Autor é incerto, mas certamente judeu, em 465 a.C. Explica a libertação de Deus, a festa de Purim e mostra o controle divino nos acontecimentos.

D) PROFETAS (17 LIVROS) - CERTEZA DA CHEGADA DE CRISTO:

Profetas Maiores (Pela quantidade de Escritos - 05 livros): (Jesus é o Messias Prometido):
23° - lsaías (Is.) – significa ”JAVE SALVOU” – Fala da Redenção do Messias. Autor: Isaías, em 740 - 680 a.C. Atacou a apostasia.

24° - Jeremias (Jr.) – significa “JAVE É ELEVADO” – Fala da Advertência ao pecado e promessa de Juízo. Autor é Jeremias (Baruque ,partes) em 627-585 a.C. Fala da severa mensagem de julgamento onde Nabucodonosor conquistou novamente Jerusalém.

25° - Lamentações (Lm.) – significa ”CHORO EM VOZ ALTA” - 05 poemas melancólicos de lamentação pela destruição de Jerusalém pelos Caldeus. Autor é Jeremias em 586-585 a.C. O livro lembra o fato do que Jesus sentia por Jerusalém.

26° - Ezequiel (Ez.) – significa “JAVE FORTALECE” - Fala de restauração futura, relembrando aos exilados sobre os pecados que haviam trazido sobre eles o juízo divino, assegurando a bênção futura. Autor é Ezequiel, em 592-570

27° - Daniel (Dn.) – significa “JAVE E MEU JUIZ” - Fala de Deus, o Juiz futuro, além de futuros impérios gentios, anticristo e doutrinas dos anjos, ressurreição e narrativas dos jovens no fogo e da cova dos leões. Autor é Daniel em 537 a.C.


PROFETAS MENORES (Mesma importância profética - 12 livros): (Jesus é o Messias Prometido):

28° - Oséias (Os.) – significa “SALVAÇÃO” – Fala de amor à infidelidade. Autor é Oséias, em 710 a.C. Fala do amor leal de Deus e da contínua infidelidade de Israel. Retrata a vida do profeta, os pecados do povo, o juízo certo e o amor divino.

29° - JoeI (Jl.) – significa ”JAVE E DEUS” - Autor é Joel em 835 a.C. Fala da intervenção de Deus na história antiga de lsrael, das nações pagãs, do Dia do Senhor e envolve a grande tribulação , a 2ª. Vinda de Jesus (parousia) e o Milênio.

30° - Amós (Am.) – significa ”CARGA” – Fala de Apelo ao Arrependimento. Atacando os males sociais do culto pagão, lançou apelo para escapar do juízo divino, mesmo tendo Israel, posição privilegiada. Autor é Amós em 755 a.C.

31° - Obadias (Ob.) – significa ”SERVO DE JAVE” – Fala do castigo aos Edomitas, orgulhosos com Israel. Autor é Obadias em 840 ou 586 a.C.

32° - Jonas (Jn.) – significa “POMBA” – Fala da fidelidade de Deus perante o mundo e há milagres. Autor: Jonas em 760 a.C.

33° - Miquéias (Mq) – significa “QUEM É COMO JAVÉ?” – Fala da futura glória de Israel. Autor é Miquéias em 700 a.C.

34° - Naum (Na). – significa “CONSOLAÇÃO” – Fala do Caráter de Deus e destruição de Nínive. Autor é Naum em 663-612 a.C.

35° - Habacuque (Hc). – significa “ABRAÇADOR” – Fala do amor de Deus; salmo de louvor, justificando a fé. Autor é Habacuque, em 607 a.C.

36° - Sofonias (Sf.) – significa “JAVÉ ESCONDE” – Fala de julgamento. Juizo das nações pagãs e descreve o milênio. Autor é Sofonias, em 625 a.C.

37° - Ageu (Ag.) – significa “FESTIVO” – Fala de apelo à coragem, consciência pura, confiar em Deus no futuro e construção do Templo. Autor é Ageu em 520 a.C.

38° - Zacarias (Zc.) – significa “JAVE LEMBRA” – Fala do Reinado do Senhor; refere-se ao retorno de Cristo. Autor é Zacarias, em 520-518 a.C.

39° - Malaquias (Ml.) – significa “MEU MENSAGEIRO” – Fala do verdadeiro culto a Deus e arrependimento. Autor é Malaquias em 450-400 a.C.


DIVISÃO DO NOVO TESTAMENTO:
(ORDEM NUMÉRICA DESCRITA NA BÍBLIA - NÃO CRONOLÓGICA)

A – EVANGELHOS - (BOAS-NOVAS) - (04 LIVROS)
MANIFESTAÇÃO DE CRISTO (O Salvador):

40° - Mateus (Mt.) – significa “DOM DE DEUS” – Autor: Mateus, em 60-70 d.C. O tema é Cristo, o Rei, para judeus convertidos.

41° - Marcos (Mc.) – significa “DEFESA” – Autor: João Marcos, em 50-60 d.C. O tema é Cristo, o servo, para romanos convertidos.

42° - Lucas (Lc.) – significa “QUE DÁ A LUZ” – Autor: Lucas, o médico, em 60 d.C. -O tema é Cristo, o Filho do Homem, para gregos convertidos.

43° - João (Jo.) – significa “JAVÉ É DOADOR GRACIOSO” – Autor: Apóstolo João, em 85-90 d.C. Revela Jesus nos 07 milagres.


B – HISTÓRIA DO INICIO DA IGREJA - (01 LIVRO): PROPAGAÇÃO DE CRISTO (Ressurgido e Poderoso)

44° - Atos (At.) – Autor: Lucas, o médico, em 61 d.C. Registra expansão da igreja em 30 anos, enfatizando a prática da doutrina e padrões éticos cristãos.


C) EPÍSTOLAS - INTERPRETAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE CRISTO (21 LIVROS) O Cabeça da Igreja

45º - Romanos (Rm.) – Autor: Paulo, em 58 d.C. Doutrina da justificação da fé, justiça de Deus p/igreja gentia de Roma.

46º - I Coríntios (I Co.) – Autor: Paulo, em 56 d.C. Fala do uso dos dons espirituais (teologia pastoral) p/igreja de Corinto.

47º - II Coríntios (I Co.) – Autor: Paulo, em 57 d.C. Paulo defende sua autoridade, relembra à igreja, o compromisso de ofertar.

48º - Gálatas (Gl.) – Autor: Paulo, em 49 ou 55 d.C. Tema é justificação pela fé e fruto do Espírito, polêmica judáica na Galácia.

49º - Efésios (Ef.) – Autor: Paulo, em 61 d.C. Tema é salvação pela graça e relação entre igreja e Jesus à Igreja de Éfeso.

50º - Filipenses (Fp.) – Autor: Paulo, em 61 d.C. Fala da Doutr.de Kenosis(auto-humilhação de Cristo) e oração p/igreja de Filipos.

51º - Colossenses (Cl.) – Autor: Paulo, 61 d.C. Fala da Supremacia, pessoa, obra de Cristo, conosco contra heresias em Colossos.

52º - I Tessalonicenses (I Ts.) – Autor: Paulo, em 51 d.C. Fala do arrebatamento e do dia do Senhor para a Igreja de Tessalônica.

53º - I Tessalonicenses (II Ts.) – Autor: Paulo, 51 d.C. Fala do homem do pecado, Anticristo, contra imediatismo da igreja.

54º - I Timóteo (I Tm.) – Autor: Paulo, 63.d.C. Fala da conduta e combate entre doutrina pura e heresia financeira a Timóteo.

55º - II Timóteo (II Tm.) – Autor: Paulo, 66 d.C. Fala de apostasia, inspiração das Escrituras e coroa de justiça para Timóteo.

56º - Tito (Tt.) – Autor: Paulo, em 65.d.C. Fala Igreja,governo,regeneração,obras para Tito. Sobre presbíteros, Recomendações particulares.

57º - Filemon (Fl.) – Autor: Paulo, 61 d.C. Fala fé e liberdade, compromisso e testemunho de comunhão eficiente a Filemon.

58º - Hebreus (Hb.) – Autor incerto, em 64 - 68 d.C. Sacerdócio de Cristo superior à Lei, a crentes ricos da Itália.

59º - Tiago (Tg.) – Autor : Tiago, em 45-50 d.C. Fala de Conduta,graça,ética cristã, fé x obras, língua e oração para a igreja primitiva

60º - I Pedro (I Pe.) – Autor: Pedro, em 63 d.C. Fala da vitória sobre sofrimento e graça de Deus para crentes espalhados no mundo.

61º - II Pedro (II Pe.) – Autor: Pedro,em 66 d.C. Fala contra heresias,inspiração da escritura e parousia e verdade do evangelho.

62º - I João (I Jo.) – Autor: João, 90 d.C.Fala da realidade da encarnação do verbo e da alta ética da vida de Cristo.

63º - I João (II Jo.) – Autor: João, 90 d.C. Fala de como se andar nos mandamentos de Cristo contra falsas doutrinas.

64º - III João (I Jo.) – Autor: João, 90 d.C. Fala dos falsos líderes e dos problemas eclesiásticos para Gaio.

65º - Judas (Jd.) – Autor: Judas, irmão de Tiago e meio irmão de Jesus (Mt.13:55Mc.6:3), em 70-80 d.C. Moral Cristã.


D) REVELAÇÃO - CONSUMAÇÃO EM CRISTO
(01 livro) (Alfa e ômega-Cristo volta para Reinar):

66º - Apocalipse: (Ap.) Revelação dos Últimos Tempos. Autor João, 90 d.C. Revelação de Jesus para as 7 igrejas da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário