quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DEMONOLOGIA - A Doutrina de Demônios

DEMONOLOGIA – A DOUTRINA DE DEMÔNIOS.
I – A Origem dos Demônios. A – Almas dos homens maus já mortos. R: Um ponto de vista pagão grego. B – Espíritos desencarnados de uma raça pré-adâmica. R: A bíblia menciona a existência de tal raça C – Descendência de anjos e mulheres antediluviana (Genesis cap.6: 1-4) D – Anjos caídos – Satanás é um anjo, e é chamado príncipe dos demônios (Mateus cap.12: 24), indicando que os demônios são anjos e não uma raça pré-adâmica. Além disso, Satanás tem uma hierarquia bem organizada de anjos (Efésios cap.6: 11-12), e é razoável supor que estes sejam demônios. Alguns demônios estão presos (II Pedro cap.2: 4-6), e alguns estão a solta, cumprindo ordens de Satanás. Alguns pensam que a razão para tal aprisionamento é a participação daqueles demônios no pecado de (Gênesis cap.6: 1-4).
II – CARACTERÍSTICAS DOS DEMÔNIOS. A – Sua Natureza: São seres espirituais – observe que os demônios em (Mateus cap.17: 18) é chamado de espírito imundo no relato paralelo (Marcos cap. 9: 25) e também (Efésios cap.6: 12).
B – Seu intelecto: Eles conhecem a Jesus (Marcos cap.1: 24), seu próprio destino final (Mateus cap.8: 29) O plano de Salvação (Tiago cap.2: 19) Tem seu próprio sistema doutrinário bem desenvolvido (I Timóteo cap.4:1-3).
C – Sua imoralidade: São chamados de espíritos imundos e sua doutrina leva o conduta imoral (I Timóteo cap.4: 1-2)
III – ATIVIDADES DOS DEMÔNIOS.
A – Em geral: 1 – Os demônios tentam subverter o propósito de Deus (Daniel cap.10: 10-14, Apocalipse cap.16: 3-16) 2 – Os demônios tentam estender a autoridade de satanás cumprindo suas vontades (Efésios cap.6: 11-12) 3 – Os demônios podem ser usados por Deus na realização de seus propósitos (I Samuel cap.16: 14, II Coríntios cap.12:7)

B – Em Particular: 1 – Demônios podem causar doenças (Mateus cap.9: 33, Lucas cap.13: 11-13) 2 – Demônios podem possuir homens (Mateus cap.4: 24) 3 – Demônios podem possuir animais (Marcos cap.5: 13) 4 – Os demônios se opõem ao crescimento dos filhos de Deus (Efésios cap.6:12) 5 – Demônios disseminam doutrinas falsas (I Timóteo cap.4: 1)
IV – POSSESSÃO DEMONÍACA. A – Definição de possessão demoníaca: Possessão demoníaca é a habitação de um demônio em uma pessoa, exercendo controle e influência diretos sobre ela, com certo prejuízo para funções mentais e físicas.
B – Como é distinguida: Pela influência ou atividade contra uma pessoa nestas duas formas de atuação, o demônio atua de fora para dentro, na possessão ele opera de dentro da própria pessoa.
V – EFEITOS POSSESSÃO DEMONÍACA. A – Ocasionalmente 1 – Doenças físicas (Mateus cap.9: 32-32), mas a doença e a possessão distinguidas uma da outra nas escrituras (Atos cap.5: 16) 2 – Distúrbios mentais são ocasionalmente causados por possessão demoníaca (Mateus cap.17: 15), mas não sempre (Daniel cap.4: 30-33)
B – Extensão da possessão demoníaca. 1 – Quanto a pessoas somente descrentes podem ser possessos ao tempo de Cristo, a maioria das ocorrências de possessão demoníaca deu-se aos gentios. 2 – Quanto ao tempo, geralmente há um surto de atividade demoníaca, quando a luz e a verdade se manifestam mais fortemente. Tempo de Jesus.
C – Como trabalhar com o Endemoniado. Não temos que lutar contra a carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra príncipes das trevas deste século, contra hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Efésios cap.6:12). Casos em que pessoas estão endemoniadas, o controle sobre ela nunca é total. Sempre haverá aspecto da vontade humana que poderá ser exercida e dotada pelo Espírito Santo, expelindo assim o controle mantido pelo inimigo. Há momentos em que o individuo se submetesse inteiramente a um demônio, mas há outras ocasiões quando aquele mesmo individuo fica fora desse controle. Ou mediante a um ato da vontade ou porque o nome de Jesus, o demônio ficou abafado. Devemos reconhecer que podem existir diferentes graus de influência demoníaca sobre uma pessoa, em outras palavras, a potência da prisão exercida por um demônio variará de pessoa para pessoa, em consonância com os envolvimentos que eles tiveram em suas vidas, a que os demônios possam agarrar-se. 1 – Endemoniamento 2 – Opressão demoníaca – Afligir, atormentar, perturbar 3 – Depressão – Debilitar 4 – Obsessão - Manias, Hábitos e fortaleza interiores que condicionam a algo 5 – Possessão – voluntária e involuntária, domínio total ou temporário 6 – Crise Histérica – veremos na próxima na pag.43

7 – Esquizofrenia de mentia –
D – O crente pode ficar possesso. Como é possível para um espírito demoníaco habitar o mesmo corpo, ao mesmo tempo em que o Espírito Santo? Parece lógico presumir que é impossível, mas nem tudo que éLógico, é verdade e há lógica e baseada numa suposição falsa. Por esta definição, o crente não pode ser possuído por um demônio já que é habitado pelo Espírito Santo. O crente pode, contudo ser alvo de opressão, demoníaca, a tal ponto de dar impressão de estar possuído.
E – Diferença entre crise Histeria e Manifestação Demoníaca.
Crise Histérica Manifestação Demoníaca
É uma doença como qualquer outra Contorção
Pálpebras batendo em ritmo acelerado Inconsciente normalmente
Tremores nos membros (braços e pernas) Sai sob o comando do nome de Jesus
Taquipnéia: ritmo acelerado da respiração Evita Homens de Deus
Consciência a princípio depois inconsciente Obedece aos comandos ao nome de Jesus
Não obedece a ordem em nome de Jesus Tem a tendência de se isolar
Sua causa geralmente é rejeição,carência Se começar a se exibir você o repreende obedece ( no nome de Jesus)
Procura chamar a atenção para si, platéia Voz diferente e força sobrenatural
F – Libertação. É o nome de se dá ao processo de expulsar demônios. A libertação não é o cura tudo, mas mesmo assim é parte importante daquilo que Deus está fazendo em relação ao reavivamento atual da igreja.
G – Quando demônios atacam nossa autoridade. 1 – Quando a medo (Neemias cap.6:10-13) 2 – Quando a falta de perdão (Marcos cap.15:25) 3 – Quando há pecados não confessados ou brechas (Tiago cap.5: 16) 4 – Quando confiamos em nós mesmos (Jeremias Ca.17: 5), 5 – Quando não reconhecemos a fonte verdadeira de autoridade (Mateus cap.10: 1) 6 – Quando há quebra de qualquer principio estabelecido pó Deus, e pratica de qualquer forma de ocultismo (Deuteronômio cap.18: 9-14)
VI – O DESTINO DOS DEMÔNIOS. A – Alguns que estavam livres foram lançados ao abismo (Lucas cap.8: 31, Apocalipse Ca.9: 11) B – Alguns que estão presos serão soltos na Grande Tribulação (Apocalipse cap.9. 1-11, cap.16: 13-14) C – Destino definitivo – finalmente todos os demônios serão lançados juntamente com satanás para dentro do lago de fogo (Mateus cap.25: 41).

Um comentário:

  1. o crente pode sim ser habitado por demônios mediante o pecado em sua vida, porque o Espírito Santo habita no espírito do crente e os demônios habitam numa ddas áreas da alma do crente envolvido no pecado.

    ResponderExcluir