sexta-feira, 26 de março de 2010

Jesus no Velho Testamento


JESUS, NO VELHO TESTAMENTO
O Velho Testamento é um verdadeiro celeiro de revelações acerca de Jesus Cristo. Ele aparece nas mais diversas formas e ocasiões, onde foi necessária Sua presença.
As fontes mais fidedignas e pentecostais, crêem que a expressão Anjo do Senhor, que ocorre mais de 50 vezes no Velho Testamento, identifica a pessoa do Filho de Deus, em suas mais diversas atuações.
O Filho de Deus, Jesus, foi manifestado a várias pessoas no Antigo Testamento. Abraão por exemplo, viu-o no Cordeiro que substituiu Isaque e Jesus deu testemunho disso, (Jo 8.56). Jacó viu-o na visão da escada, (Gn 28.12), e o próprio Jesus, mais tarde, fala acerca disso, (Jo 1.51).
Quando o povo de Deus saiu do Egito, naquela noite, foi instituída a Páscoa para Israel. Cada família tomaria para si um cordeiro, disse o Senhor, (Ex 12.3). Todo o ritual da Páscoa mostrava o sacrifício de Cristo. João Batista falou do Cordeiro (Jo 1.29), o apóstolo Paulo falou da Páscoa, (I Co 5.7).
Em cada figura do tabernáculo se podia ver a pessoa da Filho de Deus; sua natureza divina e humana, sua obra redentora, ressurreição e seus ministérios como rei, profeta e sacerdote. Através da tipologia podemos contempla-lo ao longo do Velho Testamento. Ele pode ser visto em cada um dos 39 livros do Antigo Testamento, onde aparece como figura central, por exemplo, em Gênesis, Ele é a Semente da mulher; em Josué, o Capitão da nossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário